LEITURA DIÁRIA

1.Josué, 20.4 - Fugindo ele para uma dessas cidades, apresentar-se-á à porta da mesma, e exporá a sua causa aos anciãos da tal cidade; então eles o acolherão ali e lhe darão lugar, para que habite com eles.

2.Josué, 20.5 - Se, pois, o vingador do sangue o perseguir, não lhe entregarão o homicida, porquanto feriu a seu próximo sem intenção e sem odiá-lo dantes.

3.Josué, 20.6 - E habitará nessa cidade até que compareça em juizo perante a congregação, até que morra o sumo sacerdote que houver naqueles dias; então o homicida voltará, e virá à sua cidade e à sua casa, à cidade donde tiver fugido.

4.Josué, 20.7 - Então designaram a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, a Siquém na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba (esta é Hebrom) na região montanhosa de Judá.

5.Josué, 20.8 - E, além do Jordão na altura de Jericó para o oriente, designaram a Bezer, no deserto, no planalto da tribo de Rúben a Ramote, em Gileade, da tribo de Gade, e a Golã, em Basã, da tribo de Manassés.

6.Josué, 20.9 - Foram estas as cidades designadas para todos os filhos de Israel, e para o estrangeiro que peregrinasse entre eles, para que se acolhesse a elas todo aquele que matasse alguma pessoa involuntariamente, para que não morresse às mãos do vingador do sangue, até se apresentar perante a congregação.

7.Josué, 21.1 - Então os cabeças das casas paternas dos levitas chegaram a Eleazar, o sacerdote, e a Josué, filho de Num, e aos cabeças das casas paternas nas tribos dos filhos de Israel,

8.Josué, 21.2 - em Siló, na terra de Canaã, e lhes falaram, dizendo: O Senhor ordenou, por intermédio de Moisés, que se nos dessem cidades em que habitássemos, e os seus arrabaldes para os nossos animais.

9.Josué, 21.3 - Pelo que os filhos de Israel deram aos levitas, da sua herança, conforme a ordem do Senhor, as seguintes cidades e seus arrabaldes.

10.Josué, 21.4 - Saiu, pois, a sorte às famílias dos coatitas; e aos filhos de Arão, o sacerdote, que eram dos levitas, caíram por sorte, da tribo de Judá, da tribo de Simeão e da tribo de Benjamim, treze cidades;

11.Josué, 21.5 - aos outros filhos de Coate caíram por sorte, das famílias da tribo de Efraim, da tribo de Dã e da meia tribo de Manassés, dez cidades;

12.Josué, 21.6 - aos filhos de Gérson caíram por sorte, das famílias da tribo de Issacar, da tribo de Aser, da tribo de Naftali e da meia tribo de Manassés em Basã, treze cidades;

13.Josué, 21.7 - e aos filhos de Merári, segundo as suas famílias, da tribo de Rúben, da tribo de Gade e da tribo de Zebulom, doze cidades.

14.Josué, 21.8 - Assim deram os filhos de Israel aos levitas estas cidades e seus arrabaldes por sorte, como o Senhor ordenara por intermédio de Moisés.

15.Josué, 21.9 - Ora, deram, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão, estas cidades que por nome vão aqui mencionadas,

16.Josué, 21.10 - as quais passaram a pertencer aos filhos de Arão, sendo estes das famílias dos coatitas e estes, por sua vez, dos filhos de Levi; porquanto lhes caiu a primeira sorte.

17.Josué, 21.11 - Assim lhes deram Quiriate-Arba, que é Hebrom, na região montanhosa de Judá, e seus arrabaldes em redor (Arba era o pai de Anaque).

18.Josué, 21.12 - Mas deram o campo da cidade e suas aldeias a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão.

19.Josué, 21.13 - Aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade de refúgio do homicida, e seus arrabaldes, Libna e seus arrabaldes,

20.Josué, 21.14 - Jatir e seus arrabaldes, Estemoa e seus arrabaldes,

21.Josué, 21.15 - Holom e seus arrabaldes, Debir e seus arrabaldes,

22.Josué, 21.16 - Aim e seus arrabaldes, Jutá e seus arrabaldes, Bete-Semes e seus arrabaldes; nove cidades dessas duas tribos.

23.Josué, 21.17 - E da tribo de Benjamim, Gibeão e seus arrabaldes, Geba e seus arrabaldes,

24.Josué, 21.18 - Anatote e seus arrabaldes, Almom e seus arrabaldes; quatro cidades.

25.Josué, 21.19 - Todas as cidades dos sacerdotes, filhos de Arão, foram treze cidades e seus arrabaldes.

26.Josué, 21.20 - As famílias dos filhos de Coate, levitas, isto é, os demais filhos de Coate, receberam as cidades da sua sorte; da tribo de Efraim

27.Josué, 21.21 - deram-lhes Siquém, cidade de refúgio do homicida, e seus arrabaldes, na região montanhosa de Efraim, Gezer e seus arrabaldes,

28.Josué, 21.22 - Quibzaim e seus arrabaldes, Bete-Horom e seus arrabaldes; quatro cidades.

29.Josué, 21.23 - E da tribo de Dã, Elteque e seus arrabaldes, Gibetom e seus arrabaldes,

30.Josué, 21.24 - Aijalom e seus arrabaldes, Gate-Rimon e seus arrabaldes; quatro cidades.

31.Josué, 21.25 - E da meia tribo de Manassés, Taanaque e seus arrabaldes, e Gate-Rimon e seus arrabaldes; duas cidades.

32.Josué, 21.26 - As famílias dos demais filhos de Coate tiveram ao todo dez cidades e seus arrabaldes.

33.Josué, 21.27 - Aos filhos de Gérsom das famílias dos levitas, deram, da meia tribo de Manassés, Golã, cidade de refúgio do homicida, em Basã, e seus arrabaldes, e Beesterá e seus arrabaldes; duas cidades.

34.Josué, 21.28 - E da tribo de Issacar, Quisiom e seus arrabaldes, Daberate e seus arrabaldes,

35.Josué, 21.29 - Jarmute e seus arrabaldes, En-Ganim e seus arrabaldes; quatro cidades.

36.Josué, 21.30 - E da tribo de Aser, Misal e seus arrabaldes, Abdom e seus arrabaldes,

37.Josué, 21.31 - Helcate e seus arrabaldes, Reobe e seus arrabaldes; quatro cidades.

38.Josué, 21.32 - E da tribo de Naftali, Quedes, cidade de refúgio do homicida, na Galiléia, e seus arrabaldes, Hamote-Dor e seus arrabaldes, Cartã e seus arrabaldes; três cidades.

39.Josué, 21.33 - Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, foram treze cidades e seus arrabaldes.

40.Josué, 21.34 - Às famílias dos filhos de Merári, aos demais levitas, deram da tribo de Zebulom, Jocneão e seus arrabaldes, Cartá e seus arrabaldes,

41.Josué, 21.35 - Dimna e seus arrabaldes, Naalal e seus arrabaldes; quatro cidades.

42.Josué, 21.36 - E da tribo de Rúben, Bezer e seus arrabaldes, Jaza e seus arrabaldes,

43.Josué, 21.37 - Quedemote e seus arrabaldes, Mefaate e seus arrabaldes; quatro cidades.

44.Josué, 21.38 - E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida, em Gileade, e seus arrabaldes, Maanaim e seus arrabaldes,

45.Josué, 21.39 - Hesbom e seus arrabaldes, Jazer e seus arrabaldes; ao todo, quatro cidades.

46.Josué, 21.40 - Todas essas cidades couberam por sorte aos filhos de Merári, segundo as suas famílias, o restante das famílias dos levitas; foram, ao todo, doze cidades.

47.Josué, 21.41 - Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel, foram quarenta e oito cidades e seus arrabaldes.

48.Josué, 21.42 - Cada uma dessas cidades tinha os seus arrabaldes em redor; assim foi com todas elas.

49.Josué, 21.43 - Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que, com juramento, prometera dar a seus pais; e eles a possuíram e habitaram nela.

50.Josué, 21.44 - E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos pôde ficar de pé diante deles, mas a todos o Senhor lhes entregou nas mãos.

51.Josué, 21.45 - Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.

52.Josué, 22.1 - Então Josué chamou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés,

53.Josué, 22.2 - e disse-lhes: Tudo quanto Moisés, servo do Senhor, vos ordenou, tendes observado, bem como tendes obedecido à minha voz em tudo quanto vos ordenei.

54.Josué, 22.3 - A vossos irmãos nunca desamparastes, até o dia de hoje, mas tendes observado cuidadosamente o mandamento do Senhor vosso Deus.

55.Josué, 22.4 - Agora o Senhor vosso Deus deu descanso a vossos irmãos, como lhes prometera; voltai, pois, agora, e ide para as vossas tendas, para a terra da vossa possessão, que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão.

56.Josué, 22.5 - Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis ao Senhor vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos apegueis a ele e o sirvais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.

57.Josué, 22.6 - Assim Josué os abençoou, e os despediu; e eles foram para as suas tendas.

58.Josué, 22.7 - Ora, Moisés dera herança em Basã à meia tribo de Manassés, porém à outra metade Josué deu herança entre seus irmãos, a oeste do Jordão. E quando Josué os enviou para as suas tendas os abençoou

59.Josué, 22.8 - e lhes disse: Voltai para as vossas tendas com grandes riquezas: com muitíssimo gado, com prata e ouro, com cobre e ferro, e com muitíssimos vestidos; e reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos.

60.Josué, 22.9 - Assim voltaram os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés, separando-se dos filhos de Israel em Siló, que está na terra de Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.

61.Josué, 22.10 - Tendo chegado à região junto ao Jordão, ainda na terra de Canaã, os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram ali, à beira do Jordão, um altar de grandes proporções.

62.Josué, 22.11 - E os filhos de Israel ouviram dizer: Eis que os filhos de Rúben os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar na fronteira da terra de Canaã, na região junto ao Jordão, da banda que pertence aos filhos de Israel.

63.Josué, 22.12 - Quando os filhos de Israel ouviram isto, congregaram-se todos em Siló, para subirem a guerrear contra eles.

64.Josué, 22.13 - Então os filhos de Israel enviaram aos filhos de Rúben aos filhos de Gade e à meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote,

65.Josué, 22.14 - e com ele dez príncipes, um príncipe de cada casa paterna de todas as tribos de Israel; e eles eram os cabeças das suas casas paternas entre os milhares de Israel.